Redes sociais e os escritórios de advocacia

As redes sociais são usadas por empresas para fazer propaganda de seus serviços a fim de conquistar e fidelizar clientes, mas ainda existe hesitação por parte das grandes corporações em participar de comunidades na Internet. Podemos observar um comportamento parecido ao das empresas entres os escritórios de advocacia. A empresa LexisNexis realizou uma pesquisa que mostra a importância das redes para o plano de marketing de escritórios americanos. O estudo afirma que 81% dos participantes utilizam às redes sociais como ferramenta de marketing e que 10,1% planejam aderir as rede dentro de seis meses. A pesquisa constatou que a maioria dos participantes consideram as redes sociais parte importante de sua estratégia de divulgação.

Se forem utilizadas de maneira eficaz, as redes sociais podem ser uma excelente ferramenta para escritórios e advogados. De acordo com um relatório de Inteligência ALM Legal lançado em fevereiro de 2012, atualmente 20% dos escritórios de advocacia possuem um especialista em redes sociais na equipe; cerca de 40% afirmaram que iniciativas nas redes sociais e blogs têm ajudado a captar novos clientes. 179 pessoas entre advogados, sócios e relações institucionais participaram da pesquisa.

Antes de criar uma rede social, os escritórios devem ter uma estratégia. É fundamental programar o conteúdo que será publicado. Além do conteúdo, os escritórios precisam definir o porquê da sua participação nas redes, quais são as mais indicadas e qual o público alvo. Os escritórios também devem estar atentos às restrições do Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil que proíbe utilização de ferramentas para fazer publicidade direta. Para evitar problemas com a OAB, os escritórios devem publicar apenas pesquisas, relatórios, notícias sobre decisões judiciais publicadas na mídia, informações de mercado e de interesse dos seguidores. É fundamental prestar atenção para não colocar comentários ofensivos ou controversos e informações confidenciais dos clientes. Para evitar erros como os listados acima é importante que os escritórios tenham um funcionário responsável pelo conteúdo, que monitore todas as informações publicadas e recebidas.

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