Como organizar eventos jurídicos e captar novos clientes

Seminários podem ajudar os escritórios a obter reconhecimento e credibilidade. Os eventos são ambientes propícios para interações produtivas. Eles ajudam os clientes a resolver problemas, desenvolver novas capacidades, alavancar suas práticas, economizar tempo e evitar erros. Em troca, a equipe do escritório recebe uma visão detalhada de problemas reais que os clientes enfrentam no dia a dia.

Organizar um evento não é tarefa simples, é necessário tempo e investimento. Por isso o planejamento é uma etapa importante. É fundamental pensar nos seguintes itens:

Tema do evento

O evento deve tratar de assuntos relativos à área de atuação que o seu escritório deseja divulgar e fortalecer. Novidades da área podem gerar debates interessantes. Por exemplo, o escritório deseja divulgar a área de Direito Ambiental e faz um workshop sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Público alvo

O segundo passo é definir quem deve receber o convite. O mailing list deve incluir todos os clientes da área e perspectivas. O convite deve ter as seguintes informações: local, data, horário, telefone e email de contato para o RSVP, uma breve descrição do assunto que será debatido e os custo envolvidos. O convite deve ser enviado com pelo menos três semanas de antecedência. Enviar um Save the Date uma semana antes do convite também é uma boa ideia para garantir que todos os convidados tenham a oportunidade de comparecer.

Orçamento

Todos os eventos terão custos envolvido. Se o escritório não tiver um espaço que comporte eventos, será necessário alugar um auditório ou uma sala que possua os equipamentos necessários para as apresentações (computadores, data show, iluminação, etc). Além disso, existem também os custos com estacionamento, coffee break, recepcionistas, copeiras, material de divulgação e brindes. O orçamento é a melhor forma de mensurar o investimento que será realizado.

Meios e material de divulgação

Os eventos devem ser divulgados em todos os veículos de comunicação disponíveis. A forma de divulgação vai depender do tamanho do evento. Seminários de grande porte podem ter releases publicados na mídia impressa e na internet. Eventos de pequeno porte podem ser divulgados no site do escritório e nas redes sociais (através de posts, fotos e vídeos). Além disso, existe sempre a possibilidade de estender o convite para jornalistas que tenham interesse nos assuntos que serão debatidos. Além da divulgação na mídia, é importante criar um folder que descreva a área de atuação, com o currículo dos advogados e sócios responsáveis.

Agradecimento

No dia seguinte, o escritório deve enviar um email de agradecimento para todos os convidados que compareceram ao evento, com as apresentações anexadas. Para que isso seja possível, é fundamental ter uma lista com o email de todas as pessoas que participaram. A dica é colocar na recepção um recipiente onde os clientes possam depositar seus cartões de visita. Dessa forma você não corre o risco de perder os contatos de possíveis futuros clientes.

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: