Chambers Latin America 2018: organização é chave para o sucesso

Por Priscilla Adaime *

Já chegou a hora? Pode parecer cedo, mas a pesquisa do Chambers Latin America 2018 começa em agosto e a organização é a chave para o sucesso dos escritórios no guia. O gerenciamento dos anuários jurídicos é complicado e até as áreas mais preparadas podem enfrentar desafios durante o processo, por isso o planejamento é fundamental.

Prepare um organograma

Elabore um organograma assim que o Chambers divulgar o calendário da pesquisa. O documento será útil para organizar as tarefas e evitar a perda de prazos. Todos os integrantes envolvidos no processo de pesquisa devem receber o organograma com antecedência, caso desejem realizar alguma alteração ou acrescentar informações relevantes.

Escolha as áreas de atuação

Antes de começar identifique quais são as áreas de atuação que o escritório deseja submeter informações. Na maioria da vezes o escritório vai participar da pesquisa de uma área já ranqueada ou cuja as informações foram enviadas nos anos anteriores, mas é possível que a banca deseje enviar dados sobre uma nova área.

É importante observar se houve novas contratações, se o escritório abriu filiais ou expandiu alguma área e se existem áreas que foram selecionadas para passar por uma expansão.

Calendário da pesquisa

O calendário da pesquisa de 2018 é divulgado pelo Chambers em junho de 2016. Provavelmente as datas de submissão das áreas serão as mesmas de 2015, mas existem exceções, por isso é prudente checar as novas datas para evitar a perda de prazos.

Alterações nos submissions/referees e novas áreas

Todo o ano o Chambers inclui novas áreas de atuação na pesquisa, por isso é fundamental ficar atento. O guia irá notificar os escritórios sobre as mudanças realizadas no submission form quando divulgar o novo calendário. Se o seu escritório estiver cadastrado no mailing list do guia a banca irá receber um e-mail com as novidades, mas isso não acontece sempre, portanto é importante checar no site da publicação, a partir do mês de junho, se o cronograma da pesquisa já foi divulgado.

Fique atento aos primeiros prazos

Verifique quais são as áreas cujo o prazo para a entrega das informações será no mês de agosto (início da pesquisa) e comece a preparar os formulários com pelo menos um mês de antecedência.

Entenda o Calendário

Os responsáveis do Chambers começam a pesquisa das respectivas áreas no mesmo mês do deadline de entrega dos documentos ou no mês seguinte. No calendário do Chambers é possível visualizar a informação na coluna “month of research” . A pesquisa começa em agosto de 2016 e vai até março de 2017.

Modelos dos documentos (submission / client referee)

Não esqueça de fazer o download da última versão do modelo dos documentos (submission / client referee) no site do Chambers. O guia realiza periodicamente alterações nos templates que devem ser substituídos pelos documentos salvos anteriormente no arquivo do escritório.

Mailing list

Tenha certeza que o escritório está cadastrado no mailing list do Chambers. Fale com o responsável pela base de dados do guia para receber notificações sobre a data de lançamento do calendário, possíveis alterações nos prazos de entrega e outras atualizações.

Distribua tarefas

É fundamental distribuir tarefas entre os setores para garantir que os documentos sejam entregues no prazo. Distribua para as equipes instruções sobre o que deve ser feito e nomeie um advogado responsável pelo preenchimento de cada submission/referee. O Head de cada área submetida será responsável pela revisão das informações que serão enviadas. Para agilizar o processo evite ter mais de um sócio responsável pela revisão dos documentos.

Contrate ajuda

O processo de pesquisa do Chambers não é simples e muitas vezes representa um fardo para os escritórios e principalmente para os advogados que tem pouco tempo para se dedicar ao preenchimento dos formulários (submission/referees), por isso toda a ajuda é bem vinda. Ter um profissional de marketing para auxiliá-los pode fazer toda a diferença no posicionamento do escritório no ranking do guia.

Os consultores da Markle possuem mais de 10 anos de experiência em renomados escritórios de advocacia e estão aptos a prestar assistência para as bancas na organização, preparo, revisão e envio de informações para todos os guias e publicações internacionais que classificam, analisam e escrevem sobre o mercado jurídico.

Para obter mais informações sobre marketing jurídico siga a página da Markle Comunicação e Marketing Jurídico no LinkedIn.

Também estamos com visual novo! Nosso site foi totalmente repaginado. Faça uma visita e confira: http://www.markle.com.br

Anúncios
Etiquetado , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: