A importância do trabalho da geração Millenium para os escritórios de advocacia e como reter estes talentos

Por Juliana Leão

Muitos escritórios, com planos de carreiras tradicionais e sistemas hierárquicos engessados, não tem dado a devida importância a essa nova geração, que hoje já constitui boa parte da força de trabalho das empresas.

A chamada geração Millenium, também conhecida como geração Y, é composta por pessoas nascidas entre 1977 e 2000. Estes jovens adultos entraram para o mercado de trabalho causando grandes impactos por serem radicalmente diferente das anteriores (os baby boomers e a geração X).

Devido a este choque entre perfis, essa geração acaba sendo julgada como mais rebelde e volúvel, não se adaptando aos modelos padronizados de trabalho e não permanecendo em uma mesma empresa por muito tempo. No entanto, é preciso ressaltar que os Millennials, além de representarem porcentagem cada vez maior do quadro de funcionários, trazem sim muitas vantagens competitivas para o seu escritório, entre elas:

  • Como já nasceram em um mundo extremamente globalizado, estão totalmente familiarizados com dispositivos móveis, comunicação em tempo real, além de todo tipo de tecnologia. Assim, irão facilmente se adaptar aos sistemas utilizados pelo escritório e ir além, pois são inovadores, sugerindo melhorias que certamente irão favorecer o atendimento ao cliente;
  • Gostam de desafios e precisam deles para estarem motivados;
  • São profissionais com forte espírito de liderança e que não se intimidam diante do novo, têm sede por conhecimento nas mais diversas áreas;
  • Respeitam hierarquias, mas não se deixam oprimir. Isso significa que não se calam por medo da chefia e, por isso mesmo, trazem a tona ideias e soluções diferenciadas, com benefícios para o escritório;
  • Gostam de trabalhar de forma colaborativa. Ou seja, sim, eles irão aprender com os mais experientes, mas também vão querer ensinar (e você pode se surpreender!).
  • A facilidade desta geração em trabalhar em cooperação pode trazer sinergia entre as áreas do seu escritório, oferecendo um serviço mais integrado e eficiente a seus clientes, além de favorecer o crosseling.

Essas são apenas algumas das qualidades dos Millennials. No entanto, para que o potencial deles seja melhor explorado e para que o choque entre gerações seja amenizado, é imprescindível que as organizações se preocupem em propiciar um ambiente adequado, em que eles se sintam a vontade para dar o melhor de si, sem que pensem em pular rapidamente para um próximo desafio do mercado (e aumentar o quadro de turnover do seu escritório):

  • Flexibilidade de horário e locais de trabalho: uma das característica mais valorizadas por essa geração. Entregar a tarefa no prazo é mais importante do que o horário e onde foi desenvolvida (o que pode significar menos espaço físico para seu escritório e mais economia);
  • Acesso ao Wi-Fi e mídias sociais: diversas empresas já concluíram que são ferramentas fundamentais para esta geração, onde muitas vezes busca colaboração para desenvolver e enriquecer seu trabalho;
  • Preparação dos gestores para lidar com estes profissionais: que entendem que o conceito de chefe não é necessariamente o superior imediato, e sim profissionais que eles admiram. E que, além disso, entendem que a promoção deve ser decorrente do talento, e não tempo de empresa.
  • Feedback é muito importante, mas precisa ser dado de forma adequada, principalmente se for negativo. Ou seja, esqueça os e-mails coletivos sobre o que é inadequado vestir no casual day e aposte em uma palestra com um bom consultor de moda, por exemplo.
  • Invista na comunicação interna e em ações de endomarketing que levem em consideração os anseios e particularidades dos Millennials, e os façam sentir parte integrante (e com voz ativa) do escritório. Ou seja, ferramentas que ajudem a propiciar o ambiente democrático que essa geração tanto valoriza.

Esta conduta pode representar uma verdadeira mudança de cultura. Mas tenha certeza de que será crucial para o futuro do seu escritório daqui em diante.

PS.: para aqueles que tiverem interesse em saber um pouco mais sobre a geração Y e suas diferenças em relação às anteriores, recomendo este excelente vídeo – https://www.youtube.com/watch?v=jHpbdQCMnwQ

Para obter mais informações sobre marketing jurídico (e endomarketing) siga a página da Markle Comunicação e Marketing Jurídico no LinkedIn e acesse o nosso Blog.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: