Escritório de advocacia: como obter sucesso e seguidores no Facebook

Por Fernando Nieto

Dando continuidade ao último artigo, seguiremos apresentando dicas práticas de como potencializar o uso das 3 principais redes sociais existentes: Twitter, Facebook e LinkedIn. Hoje, falaremos sobre o Facebook:

  1. Ao se cadastrar, preencha o perfil completo.

A página do Facebook oferece um incrível nível de detalhes e de informações. Existem empresas que já utilizam sua página como site principal. Para maximizar suas chances de ganhar o maior número de fãs possível, você precisa começar preenchendo seu perfil, não esquecendo de adicionar site, localização, telefone e e-mail de contato – todos essenciais para que o seu perfil seja encontrado via ferramentas geográficas e de pesquisa.

Faça o upload de uma foto de perfil e de capa.

Crie aos menos 5 atualizações para que haja conteúdo na sua página antes de começar a convidar seguidores.

  1. Convide amigos, conhecidos e a equipe do escritório para curtir a página e peça para que eles compartilhem em seus perfis pessoais divulgando a fanpage do escritório para seus contatos. O compartilhamento é muito importante para aumentar o alcance do perfil.

Ao conseguir pelo menos 25 fãs (pessoas conectadas à sua página), você pode criar uma url própria: por exemplo www.facebook.com/seuescritorio, e ter acesso as métricas oferecidas pelo Facebook para as fanpages.

  1. Compartilhe seu perfil através de outras redes ou via e-mail. Exemplo: Caso já tenha uma conta no Twitter, faça um tweet de sua página do Facebook para seus seguidores avisando que você agora tem uma conta por lá e pedindo para que eles te sigam.
  1. Adicione um botão de siga-nos no Facebook nos informativos e na assinatura de e-mail.

O Facebook oferece seis opções de botões que você pode usar para ajudar os leitores e visitantes a seguir a sua conta:

  • Botão Salvar
  • Curtir, Compartilhar, Enviar e Citações
  • Publicações incorporadas e player de vídeo
  • Plug-in de Página
  • Comentários
  • Botão Seguir

O botão “Curtir” seria a melhor alternativa. O botão “Seguir”, apesar de soar atraente, funciona melhor para quem busca oferecer às pessoas a oportunidade de seguir ao invés de atrair quem quer ser fã e amigo do escritório.

Para o botão “Curtir” você pode introduzir a sua página do Facebook e editar o botão para que mostre os rostos das pessoas que já curtem a fanpage.

O botão “Seguir” é o meio mais direto de ganhar novos seguidores. Você pode colocá-lo em um lugar bem visível do seu site ou blog.

  1. Postar periodicamente até duas vezes por dia. Estudos sobre o Facebook indicam que os comentários, compartilhamentos e curtidas dos posts começaram a cair a partir do 3º.
  2. Selecione assuntos relevantes aos seus seguidores evitando conteúdo dirigido a apenas um único público. Por exemplo: postar foto da integração, do happy hour ou “bolo dos aniversariantes” só interessa aos colaboradores.

E lembre-se: Qualquer rede social é sempre imprescindível ser atuante, trazer discussões, compartilhar bons assuntos. Interagir, sem ser invasivo, é a palavra de ordem.

No próximo artigo algumas dicas sobre como otimizar e aproveitar o melhor do LinkedIn.

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