CRM Social e o mercado jurídico: benefícios para escritórios de advocacia

Por Priscilla Adaime*

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Enquanto o mercado jurídico é conhecido pela adaptação mais lenta às novas tecnologias, escritórios inovadores estão adotando as redes sociais como uma forma de melhorar seus esforços na gestão de relacionamento com os clientes (CRM). Essas bancas estão usando uma combinação de redes sociais e sistemas de CRM para obter maior familiaridade com perspectivas e clientes, expandir seu papel de peça-chave nos setores que atuam e construir a imagem de líderes experientes e respeitados para seus advogados.

Ganhando conhecimento valioso sobre seu cliente

Desenvolver uma relação de confiança com os clientes é a chave para criar e manter um relacionamento duradouro. Isso requer um conhecimento profundo do cliente. Antes da existência das redes sociais advogados obtinham informações apenas através de reuniões presenciais e pesquisas. As redes aceleraram esse processo ao oferecer dados de fácil acesso sobre as necessidades, preocupações, problemas e interesses de potenciais clientes.

Quais artigos e notícias os clientes compartilham em suas redes sociais? Quais hashtags eles incorporam em seus tweets ou updates do status do Facebook? Quem o diretor jurídico segue no Twitter? As respostas para essas perguntas são facilmente identificadas e podem preparar os advogados para entregar uma análise mais específica e especializada. As conexões conquistadas nas redes sociais também podem gerar conhecimento sobre questões pessoais como, por exemplo, o posicionamento político ou destino de férias, dados que podem ajudar a estreitar e aprofundar o relacionamento do advogado com seus clientes e perspectivas.

As informações fornecidas pelas mídias sociais também podem ajudar o escritório a identificar serviços adicionais relevantes para atuais clientes, por exemplo, o feed do seu cliente frequentemente vai sinalizar questões que impactam o negócio dele, oferecendo para você a oportunidade de proativamente desenvolver estratégias para expandir seus serviços. Ao satisfazer as necessidades do cliente antes que ele solicite o escritório consolida seu papel de assessor confiável.

Expandindo a captação

 Os sistemas de CRM aprimorados pelos dados fornecidos pelas redes sociais permitem que todos os integrantes dos escritórios tenham papel ativo na captação de clientes e na descoberta de novas oportunidades. Isso não quer dizer que papel de captação desempenhado antes apenas pelos sócios do escritório acabou, mas que essa tarefa é agora um trabalho que pode ser desempenhado por toda a equipe.

Desenvolvendo a marca

Enquanto é muito importante prestar atenção nas informações publicadas no feed de perspectivas e clientes é igualmente relevante para os escritórios criar uma presença online. Muitas bancas estão usando Blogs, Facebook, Twitter e LinkedIn para se posicionar como líderes de mercado em diversas áreas de atuação. Assim como os escritórios tem acesso a informações sobre as necessidades dos clientes através das redes, os clientes também consultam os dados oferecidos pelas mídias sociais para decidir se um escritório é ou não o mais adequado para atendê-los. Por isso as bancas devem investir esforços e tempo para comunicar suas atividades e gerar engajamento.

Os escritórios que empregam o CRM Social com sucesso criam poderosos veículos para comunicar seu conhecimento sobre cases, tendências do mercado, notícias e informações relevantes sobre questões jurídicas. Seja através de um tweet, canal do You Tube, conversa no LinkedIn ou Facebook ou um post no Blog, as redes sociais oferecem uma oportunidade para que as bancas possam destacar seus principais diferencias.

Incorporar as redes sociais na estratégia ressalta a habilidade da banca para encontrar e engajar perspectivas, realizar o cross-selling, identificar-se como especialista nas áreas que oferece assessoria. Os escritórios que seguem algumas estratégias básicas irão obter rapidamente e com um bom custo benefício informações valiosas para adquirir novos clientes.

* Priscilla Adaime é sócia da Markle Comunicação e especialista em Marketing Jurídico

 Sobre a Markle

Somos a única agência realmente especializada em marketing jurídico, tendo como diferencial um time de consultores com mais de 10 anos de experiência em departamentos de marketing e comunicação de renomados escritórios de advocacia full service.

Realizamos implantação de programa de relacionamento com o cliente, gestão de mailing e CRM, projetos de fidelização, pesquisas de satisfação com clientes, fornecedores e de imagem com pares e formadores de opinião.

Para obter mais informações sobre outros serviços na área de marketing jurídico, siga a página da Markle Comunicação e Marketing Jurídico no LinkedIn e acesse o nosso Blog.

Também estamos com visual novo! Nosso site foi totalmente repaginado. Faça uma visita e confira: http://www.markle.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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