Mercado jurídico | Planejamento estratégico por si só não basta

Tatiana Cintra*

A palavra do momento no mercado jurídico brasileiro é planejamento estratégico. Vemos muitos advogados e escritórios contratando consultorias, a valores consideráveis, para o desenvolvimento de um planejamento de curto, médio e longo prazo.

A ideia em si é excelente, estamos assistindo cada vez mais o mercado se fortalecer, se profissionalizar e crescer, buscando atender as demandas das empresas, dos clientes e tentando concorrer de forma mais igualitária com os escritórios internacionais.

A questão fica porém, no fato de que a maioria dos advogados com o planejamento estratégico em mãos, ali com seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças elencados, com cronograma e listagem das atividades a serem desenvolvidas para atingir os objetivos a serem alcançados, simplesmente não conseguem avançar com o planejamento do papel. Ou muitas vezes, o escritório realiza um ou dois passos, mas sem resultados imediatos, acaba por abandonar o planejamento, desperdiçando o tempo e o valor investidos.

Mas porque isso acontece? A resposta não é simples. Planejamento é um investimento de longo prazo sempre, ainda que preveja ações de curto prazo; exige desprendimento dos valores pessoais pelo bem coletivo, em prol da sociedade; exige tempo e dedicação e que todos compartilhem do mesmo ideal proposto no planejamento e trabalhem para que as metas sejam atingidas dentro dos prazos estipulados; exige reuniões de alinhamento e reflexão sobre como está o andamento do planejamento e eventuais necessidades de ajustes.

Enfim, exige muito e de todos, pois são necessários grandes esforços, para se gerar grandes resultados.

O que vemos, quase que de forma unânime, é uma euforia geral inicial, mas pouco comprometimento depois. Fora do Brasil, vemos os escritórios internacionais seguindo planejamentos estratégicos de 10, 15, 20 anos para frente, com revisões semestrais ou anuais.

Cabe aqui ressaltar, que essas reuniões são de pequenos ajustes. Não de mudança completa do planejamento a cada humor de algum sócio, como vemos no Brasil. São ajustes de fato, buscando-se alinhar alguma questão a mudanças de mercado ou da economia, comportamento já tradicional nas empresas, em outros setores fora do jurídico, em seus planejamentos estratégicos.

Fica aqui a reflexão, o quanto seu escritório e os sócios estão dispostos a se dedicar pelo crescimento do negócio? Pense nisso, o mercado está cada vez mais descartando profissionais que “alugam” somente sala no escritório e buscando sociedades de fato, que possam oferecer estrutura para suas demandas, com padrões de atendimento igualitários ao recebido em consultorias, as chamadas “big four” e de escritórios de advocacia internacionais.

Planejamento estratégico, mas levado a sério de fato, será questão vital para sobrevivência no mercado jurídico brasileiro. Este tempo já chegou.

* Tatiana Cintra é consultora da Markle Comunicação e especialista em Marketing Jurídico.

Sobre a Markle

Somos a única agência realmente especializada em marketing jurídico, tendo como diferencial um time de consultores com mais de 10 anos de experiência em departamentos de marketing e comunicação de renomados escritórios de advocacia full service.

Realizamos implantação de programa de relacionamento com o cliente, gestão de mailing e CRM, projetos de fidelização, pesquisas de satisfação com clientes, fornecedores e de imagem com pares e formadores de opinião.

Para obter mais informações sobre outros serviços na área de marketing jurídico, siga a página da Markle Comunicação e Marketing Jurídico no LinkedIn e acesse o nosso Blog.

Também estamos com visual novo! Nosso site foi totalmente repaginado. Faça uma visita e confira: http://www.markle.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: