Endomarketing para escritórios de advocacia e sua importância no fortalecimento e na divulgação da marca

Por Fernando Nieto*

Alguns escritórios talvez não saibam ou ainda não começaram a aplicar mas existe uma maneira bem simples, barata, prática e eficaz de se fazer marketing e colher bons resultados, chama-se “comunicar”. O endomarketing tem um papel fundamental na construção de marca, traz sentimento de orgulho, de pertencer a uma organização séria que respeita e enaltece sua força de trabalho.

É muito importante trabalhar a exposição interna sobre os investimentos que são dados ao corpo jurídico, isso fomenta a percepção de todos sobre os incentivos que podem ser ofertados pela banca. Os advogados, ao notarem o interesse da organização em seu crescimento profissional, bem-estar e qualidade de vida, passam a divulgar gratuitamente seu local de trabalho para terceiros. Funciona como uma troca, o escritório ganha notoriedade e os advogados motivações para desenvolver sua carreira e um ótimo ambiente de trabalho.

É essencial também que as bancas estimulem seus integrantes a divulgar internamente todos os trabalhos e casos de sucesso executados. Isso faz com que todos falem a mesma língua, dá subsídio para futuras prospecções, incentiva a troca e o interesse entre os pares, estimula a curiosidade e provoca naturalmente a sensação de estar no lugar certo, com profissionais tão capacitados como você.

Criar um comunicado interno mensal pode ser um modelo simples, prático e funcional:

A dica é que todo e qualquer investimento feito na carreira dos advogados, precisa ser compartilhado internamente: informações como eventos, cursos, mestrados, bolsas, road show, entre outras, qualquer atividade patrocinada ou apoiada pelo escritório. Um time talentoso merece ser reconhecido e essa parceria só traz benefícios para os envolvidos, afinal sócios e associados são potenciais vendedores dos serviços da banca.

Sabemos que nem tudo o que é trabalhado internamente pode ser replicado ao meio exterior como no site, newsletters e nas redes sociais, mas o escritório deve ser sensível e deixar o advogado livre para expor seu contentamento com o local onde trabalha.

Lembre-se: retenção está diretamente ligada à motivação. Comunicação interna é fundamental para que seus integrantes saibam e sintam que não são meros cumpridores de ordens, mas sim peças relevantes para a organização. Incentivá-los a compartilhar conhecimento e conquistas faz com que entendam claramente o que estão fazendo, para onde estão indo, e principalmente, que estão juntos nessa trajetória.

Os escritórios que conseguirem disseminar uma cultura onde a meritocracia seja aplicada, onde favoritismos sejam eliminados, onde profissionais qualificados sejam reconhecidos, vão se destacar. Construa sua marca, divulgue seu DNA, seja uma banca próspera, agradável e enriquecedora.

Fernando Nieto é consultor da Markle Comunicação e especialista em Marketing Jurídico.

Sobre a Markle

Somos a única agência realmente especializada em marketing jurídico, tendo como diferencial um time de consultores com mais de 10 anos de experiência em departamentos de marketing e comunicação de renomados escritórios de advocacia full service.

Realizamos implantação de programa de relacionamento com o cliente, gestão de mailing e CRM, projetos de fidelização, pesquisas de satisfação com clientes, fornecedores e de imagem com pares e formadores de opinião.

Para obter mais informações sobre outros serviços na área de marketing jurídico, siga a página da Markle Comunicação e Marketing Jurídico no LinkedIn e acesse o nosso Blog.

Também estamos com visual novo! Nosso site foi totalmente repaginado. Faça uma visita e confira: http://www.markle.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: