Os diferentes tipos de eventos corporativos

Cada vez mais se evidencia o fato de que os eventos corporativos influenciam diretamente na imagem e identidade da organização. Além de comemorativos, eles podem ser elaborados para atingir objetivos específicos e são um excelente canal de comunicação com colaboradores, comunidades, fornecedores, investidores e clientes.

Em uma pesquisa realizada pela Franceschini Análise de Mercado, encomendada pelo MPI (Meeting Professionals International), estima-se que as mil maiores empresas do Brasil realizam, em média, cada uma, 270 eventos por ano. Ou seja, essas ações estão cada vez mais presentes nas organizações por gerarem excelentes resultados.

As empresas que se envolvem em eventos corporativos, podem aumentar a credibilidade no mercado, promover os valores e engajar colaboradores.

Veja a seguir os tipos de eventos corporativos mais comuns:

Workshop

O workshop tem o objetivo de fornecer treinamentos para as equipes. Detalha ou aprofunda um determinado assunto, que pode ser abordado de maneira teórica, mas que contribui para o desempenho prático dos participantes.

Convenção

É um evento que reúne profissionais de uma mesma empresa ou profissionais equivalentes de organizações diferentes. As convenções podem ser de diversos tipos: vendas, lançamento de produto, congraçamento e comemorações.

Seminário

É um evento técnico com tema definido. O número de participantes é limitado e todos devem ter algum conhecimento prévio sobre o assunto. A proposta desse evento corporativo é trocar informações e know-how através de uma lógica simples: apresentação do assunto, discussão sobre ele e conclusão. Um seminário pode ter a duração de um dia ou até várias semanas.

Fórum

É uma reunião realizada com participação intensa da plateia, preferencialmente formada por um grande número de pessoas. A ideia do fórum é sensibilizar a opinião pública sobre determinados problemas sociais. Um coordenador levanta o tema de interesse geral e busca a opinião da coletividade. Ocorre debate livre até que conclusões possam ser tiradas.

Simpósio

O simpósio é um evento de especialistas de alto renome no tema tratado, por isso é considerado um evento de caráter científico. Os participantes geralmente possuem o mesmo nível dos profissionais responsáveis, assim, é feita uma discussão para levantar diferentes visões sobre o mesmo assunto. Pode ser realizado em um ou vários dias com a participação do mediador, que apresenta os profissionais expositores, define o tempo de apresentação e recebe as perguntas que serão respondidas ao final da exposição.

Conferência

A conferência é um evento para profissionais com alta qualificação e vasto conhecimento sobre o tema. É direcionada para um grande número de pessoas em um ambiente confortável e elegante. Este tipo de evento exige a presença de um presidente de mesa para condução dos trabalhos, sendo bem mais formal que uma palestra. As perguntas acontecem somente por escrito e devidamente identificadas, bem no final da exposição.

Independente de qual seja o objetivo de um evento corporativo, é uma ótima oportunidade para reunir pessoas em torno de uma mesma meta: o desenvolvimento da corporação.

Fonte: blog Transamerica Expo

http://www.transamericaexpo.com.br/blog/a-importancia-dos-eventos-corporativos/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: