Escritórios de advocacia: conteúdo, palavras-chave e SEO são fundamentais para um marketing digital de sucesso

Por Fernando Nieto*

Para uma boa estratégia de marketing digital é preciso pensar em conteúdo de qualidade. Ou seja, deixar seus textos, sites, títulos, publicações, imagens, links internos e externos com os termos adequados como palavra-chave. Identificar quais palavras que seu prospect pode usar ao procurar escritórios, práticas e profissionais e pensar também em sinônimos para os termos que vai usar. Apesar de ser uma tarefa difícil que exige dedicação, gera resultados positivos.

E quais as melhores práticas de SEO que melhoram a relevância do seu site?

Embora as palavras-chave ainda sejam importantes, é importante saber que o algoritmo agora se concentra na intenção do usuário, no significado contextual dos termos usados, na localização do usuário e no quão bem as citações de seu site estão vinculadas.

A intenção de um pesquisador das palavras-chave usadas em sua pesquisa no Google pode ser dividida em 3 significados básicos:

  • Literal – o significado exato ou real da(s) palavra(s)
  • Figurativo – o significado metafórico da(s) palavra(s)
  • Contextual – o significado da(s) palavra(s) em relação às outras palavras que vem antes e depois.

Por exemplo: O réu foi jogado aos leões no tribunal.

No sentido literal, o réu realmente foi jogado aos felinos selvagens. Figurativamente, isto significa que a testemunha foi massacrada na audiência. Usando isso como um exemplo, o Google não daria resultados onde uma pessoa está sendo comida por animais e provavelmente levaria as palavras para mostrar resultados ou exemplos de técnicas de exames cruzado. Isso é, mais do significado contextual da intenção do pesquisador.

Hoje, as melhores práticas de SEO usam indexação semântica latente (LSI), para que o Google possa exibir resultados de pesquisa que levem em conta a intenção e o significado contextual do pesquisador.

Concentrando-se na intenção do seu pesquisador, você começa a conhecer o seu público e a razão para a pesquisa. E ao integrar o significado contextual, você usa todas as palavras e termos para definir a intenção do usuário.

Marketing digital pode parecer complexo para advogados mas não pode ser descartado na criação uma estratégia de exposição.

* Fernando Nieto é consultor da Markle Comunicação e especialista em Marketing Jurídico.

Os consultores da Markle possuem mais de 10 anos de experiência em renomados escritórios de advocacia e estão aptos a prestar assistência para as bancas na organização de eventos internos e externos e na divulgação da participação dos advogados em eventos relevantes para os setores que atuam.

Para obter mais informações sobre marketing jurídico siga a página da Markle Comunicação e Marketing Jurídico no LinkedIn, acesse o nosso Blog e visite o site: http://www.markle.com.br.

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