Estratégias de redes sociais para escritórios de advocacia

Atualmente os escritórios não têm escolha sobre ter ou não presença nas redes sociais. A questão agora é quão bem cada escritório utiliza os recursos disponíveis. Embora a estratégia seja diferente para todas as bancas, existem táticas gerais que comprovadamente funcionam. Se o seu escritório deseja melhorar a performance ou não está vendo resultados com a atual estratégia implementada, nossas dicas irão ajuda-lo a alcançar vantagem competitiva. Confira o nosso checklist e descubra se você está caminhando na direção correta:

  1. Defina seu público:

A parte mais importante do planejamento é conhecer o público-alvo. Todas as ações devem ser elaboradas para nutrir e aumentar os seguidores das páginas. O escritório deve detalhar minuciosamente o perfil de quem pretende alcançar. Vá além das generalizações. A banca não deve focar apenas em “empresas que precisam de um advogado/escritório de advocacia”, mas em “Empresas atuantes no Estado de São Paulo que recentemente decretaram falência e podem estar em busca de um advogado/escritório especializado na área de Recuperação Judicial”.

  1. Selecione a (s) plataforma (s):

A criação do perfil do público ideal deve auxiliar o escritório na escolha das redes sociais que serão utilizadas. Por exemplo, se o seu público for composto por empresas, elas provavelmente estão no LinkedIn, no Facebook e no Twitter. Se a banca quer atrair millennials (divulgação de vagas) e Startups, Fintechs, etc, o Instagram pode ser uma boa rede para explorar. É importante escolher de uma a três plataformas, pois operar bem em uma ou duas é melhor do que para executar uma presença ruim em cinco ou seis. Para mais informações sobre o tema acesse: https://marklecomunicacao.wordpress.com/2019/01/23/qual-a-rede-social-mais-indicada-para-os-escritorios-de-advocacia/

  1. Defina metas claras e realistas:

É fundamental ter metas claras e específicas ao planejar a estratégia. Por exemplo, o escritório deseja gerar mais acessos ao site ou aumentar seus seguidores em uma plataforma específica? Quer aumentar os contatos do mailing list para o recebimento dos comunicados elaborados pela equipe ou precisa divulgar uma nova área de atuação? Aumentar a quantidade de seguidores da Fan Page do Facebook não é um objetivo claro. Aumentar em 20% a quantidade de seguidores da Fan Page do Facebook nos próximos 60 dias” é claro e mensurável.

  1. Crie políticas de respostas para o público das páginas:

Elabore respostas consistentes que representem os princípios e o compromisso do escritório com seus clientes. É especialmente importante que todos os envolvidos saibam como lidar comentários negativos, pois responder indevidamente a comentários negativos pode prejudicar a reputação da banca.

  1. Mensure os resultados:

Para obter o sucesso almejado o escritório deve acompanhar os resultados obtidos. É preciso observar o crescimento do público-alvo, quais conteúdos geram maior engajamento, o tráfego gerado para o site e os leads e conversões gerados pelas redes sociais. É provável que existam outras métricas que possam ser mensuradas dependendo da atuação da banca e dos objetivos estipulados. Para mais informações sobre o tema acesse: https://marklecomunicacao.wordpress.com/2018/10/03/como-mensurar-o-desempenho-do-marketing-digital-do-seu-escritorio/

Com tantas plataformas diferentes disponíveis, cada uma com suas características e peculiaridades específicas, pode ser um desafio criar um plano sólido, mas é um trabalho necessário. Pior do que não ter uma sólida presença nas redes sociais é ter uma presença ineficaz. Uma estratégia bem elaborada pode ser o que falta para o seu escritório brilhar no ambiente digital!

Priscilla Adaime é sócia da Markle Comunicação e especialista em Marketing Digital.

Para obter mais informações sobre marketing jurídico siga a página da Markle Comunicação e Marketing Jurídico no LinkedIn e Facebook.

www.markle.com.br

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