Como evidenciar artigos referentes a pandemia do coronavírus quando todos estão debatendo os mesmos temas?

Os escritórios têm produzido grandes quantidades de conteúdo sobre a pandemia do covid-19 tornando difícil destacar-se diante da concorrência. A homogeneidade pode ser cansativa para leitores e clientes que acabam recebendo diariamente um volume excessivo de dados sobre os mesmos tópicos.

Ter uma página no site, dedicada ao Covid, e alimentada periodicamente com conteúdo relevante é um requisito fundamental, mas para os advogados, que precisam manter-se como “Top of Mind” apesar da necessidade de distanciamento social, produzir artigos sobre temas exaustivamente abordados pode ser a receita ideal para o esquecimento. Para alcançar o público-alvo e gerar novas oportunidades de negócios, os advogados devem adotar uma abordagem diferente.

Na assessoria aos nossos clientes na elaboração de conteúdo, nas últimas semanas, tivemos a chance de analisar o que funciona e o que não funciona. Seguem algumas sugestões que podem aprimorar a produção dos textos:

Conheça o público-alvo

Não escreva para todos. Tenha em mente uma pessoa específica com um cargo específico e produza algo que atenda às necessidades desse público. Lute contra a crença instintiva de que a melhor maneira de alcançar a audiência almejada é escrever algo que seja amplamente relevante. Em vez disso, confie na produção de um artigo com escopo restrito que terá impacto mais significativo. Se você definiu claramente o posicionamento para a sua área de atuação – sabe o que faz e para quem – será mais fácil criar e contextualizar conteúdos significativos.

Trabalhe os títulos

A pressa para publicar os artigos antes da concorrência pode prejudicar a qualidade dos títulos. Um título forte e exclusivo é fundamental para a atração inicial e retenção dos leitores. Estatísticas mostram que, em média, 8 em cada 10 pessoas lerão o título, mas apenas 2 em cada 10 lerão o restante do texto. Por isso, a eficácia do seu título determinará a eficácia do artigo. A chave para escrever um título atraente é conhecer o público. Quando confrontados com 60 artigos discutindo, por exemplo, isenções tributárias, o título que menciona um setor específico terá mais chances de receber o clique.

Aborde as implicações da informação

Não gaste muito tempo discorrendo sobre o que aconteceu. Explique por que isso foi relevante. Novamente, isso exige conhecimento do público-alvo (tudo no marketing jurídico está diretamente relacionado ao posicionamento).

Vivemos uma era de abundância de informação e provavelmente não é possível derrotar os veículos de comunicação na divulgação das notícias. O ideal é fazer uma pausa e considerar as implicações das informações, não apenas resumi-las. Portanto, não tente ser o primeiro. Aproveite o tempo necessário para traçar um roteiro baseado na repercussão e evolução dos temas legislativos e regulatórios.

Envie para veículos externos

Os veículos de comunicação, já sob intensa pressão econômica antes do COVID-19, estão sendo atingidos ainda mais. Eles também estão lidando com a redução de publicidade, o que pode resultar em demissões e menos recursos. Ao mesmo tempo, o apetite por conteúdo confiável nunca foi tão elevado.

Para os escritórios, que agora precisam contar com o marketing como um dos únicos meios para alavancar os negócios, nunca houve um momento melhor para lançar e publicar conteúdo em plataformas externas bem-conceituadas. No entanto, na pressa de ser o primeiro, a maioria está simplesmente publicando os dados no site. Com esforço extra, é possível atingir públicos maiores e mais direcionados por meio de uma estratégia inteligente de assessoria de imprensa.

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